Dona Antónia Adelaide Ferreira, conhecida por “Ferreirinha”
Com ela o Douro voltou a florescer. Vinhas, oliveiras e pomares. E rosas e mais rosas. Não só pela sua beleza mas porque se descobriu que, sendo a roseira mais fraca, dá sinal de doença mais cedo alertando para o tratamento a tempo de salvação…
Marcas próprias
As Marcas Próprias conhecidas também como marcas de distribuição, marcas do retalhista, marcas privadas ou marcas brancas, sendo esta última, utilizada com mais frequência pelo consumidor português,…
Produtos gourmet e o mercado premium Português
Dizem que “somos o que comemos”. E o que é facto é que estamos cada vez mais exigentes com aquilo que comemos. E quando dizemos comer, dizemos também beber, temperar ou consumir. Começámos a dar mais atenção à nossa…
Regras para rotulagem de vinhos
A imagem de um vinho, da qual o rótulo faz parte, é decisiva na altura da compra. A forma como um vinho é apresentado tem inclusivamente o poder de influenciar a própria prova; sabe-se que a experiência da prova, é influenciada por todos os nossos sentidos,…
Ilustração para rótulo e embalagem
A ilustração é uma das formas mais antigas de comunicação. Utilizada para acrescentar e esclarecer informações ou simplesmente como recurso decorativo. Desde as primeiras pinturas rupestres às modernas criações digitais, comunicar através das imagens é algo que sempre…
Vinhos Biológicos e a importância do Packaging
Os Vinhos Biológicos estão cada vez mais populares. Isso deve-se, sem dúvida, à crescente popularidade dos produtos biológicos na indústria alimentar. Apesar de ainda serem considerados produtos de nicho, há cada vez mais procura…
Processo Criativo por Trás do Rótulo
Para que o rótulo de vinho seja fiel e representativo, os processos criativos praticamente deve ser único para cada um. Importante considerar que para um apreciador de vinho o visual é tão importante quanto…
Design de Rótulos de Vinho: uma História no Tempo
A História dos rótulos de vinhos está ligada diretamente a grande variedade desta bebida, que por sua vez sempre teve influência dos locais de cultivo. Essa influência ultrapassa as características finais do produto…
Para cada Rótulo, uma Nova História, um Novo Conceito
Por ser uma bebida tradicional, é esperado que várias marcas famosas de vinho circulem no mercado vinícola há bastante tempo. Alguns destes vinhos já são comercializados há séculos. Muito deles em cascos de madeira sem identificação ou rotulados por terceiros…
Marcas de Vinhos: a História por Trás do Rótulo
Concretizar a visão de um cliente numa comunicação visual que seja do seu agrado é um desafio. Porém, esta situação é comum a qualquer designer, algo rotineiro ao longo de sua carreira…
Branding e sua importância para história de cada vinho
O packaging do vinho pode ir desde o toneis à garrafa de vidro e formatos dúbios como latas de vinho. O formato mais popular entre consumidores é sem dúvida a conjugação da garrafa e do rótulo…
Marketing de vinho e a sua importância para o setor de bebidas
A era dos Mad Men revolucionou a indústria do Marketing e da Publicidade. Criar o melhor produto deixou de ser suficiente: era preciso comunicá-lo e comunicá-lo da forma correta. O Branding passou a estar intimamente ligado ao storytelling: contar a história do produto…
A cada Vinho, o seu Design
Cada vinho tem características que o tornam único. Desde o enxerto da primeira cepa até à garrafa onde é servido, cada vinho conta uma história particular. É essa história que contamos através do design do seu rótulo…
Como são feitos os rótulos de vinho?
O rótulo é o primeiro contacto que o consumidor tem com o vinho. É através do rótulo que ficamos a conhecer a sua história, as castas e a sua idade. E, só depois de olharmos para o vinho é que o convidamos a acompanhar-nos…
RitaRivotti: A marca que cria marcas
“We love what we do”, lê-se na instalação artística pendurada no teto, palavras distribuídas por garrafas verdes penduradas em cascata. Num estúdio aconchegante e bem decorado, com mezzanine, todo em madeira, trabalha a dream team de quatro criadores artísticos sob o...