Como são feitos os rótulos de vinho?

Abr 26, 2019 | design, packaging, processo

A importância do rótulo numa garra de vinho

O rótulo é o primeiro contacto que o consumidor tem com o vinho. É através do rótulo que ficamos a conhecer a sua história, as castas e a sua idade. E, só depois de olharmos para o vinho é que o convidamos a acompanhar-nos.
Uma bebida que está presente em todos os momentos e ocasiões, cada vinho conta uma história. E é essa história que é contada no design de cada rótulo.

Um rótulo de vinho, uma história

Cada rótulo é desenhado e pensado de forma única.
As conversas com o produtor, as suas ideias, as suas histórias e os seus objetivos são elementos fundamentais para uma criação de sucesso. O solo onde o vinho foi plantado, as castas, a exposição solar, a altitude e a pisa no lagar são as bases para desenhar um rótulo e também contar uma história.

Do conceito ao branding

Após absorvermos toda a informação vinda do produtor e do enólogo, e de nos deixarmos inspirar pela paisagem, pelo cheiro, pelo sabor, começa o processo criativo. Aqui, aliamos o marketing à arte com o objetivo de transmitir no rótulo do vinho a sua história, focado na essência da marca e sem nunca esquecer o storytelling.
Hoje gostávamos de vos falar do projeto Tyto Alba.
Para este vinho criámos um novo rótulo; fizemos nascer um conceito, um nome e até uma nova embalagem. O desafio lançado pela Companhia das Lezírias, para o vinho Tyto Alba, era o de representar a empresa, em toda a sua dimensão e história (fundada em 1836, ainda no Reinado de D. Maria II), incorporando um toque de modernidade que se sustenta nos diversos projetos de investigação e preservação ambiental, bandeira da Companhia nos últimos anos.
A ligação entre a Companhia das Lezírias, a Coruja das Torres e a vinha inspirou o nome, o design do rótulo e o conceito. O nome escolhido está relacionado com o papel que as corujas detêm na produção do vinho: a sua presença atua como um controlador natural de pragas e sentinela de qualidade ambiental. Como tal, a sua presença no rótulo era uma parte crucial da história deste vinho.
O conceito do branding realça os traços desta ave, envolvendo-se num design que dá vida à sua personalidade elegante e misteriosa.

No Tyto Alba nasceu uma marca que conta toda a história centenar de uma Casa, memória da História de Portugal, passada e presente na vida de todos os portugueses.

Pin It on Pinterest