Marcas próprias
A grande tendências na distribuição moderna
As Marcas Próprias conhecidas também como marcas de distribuição, marcas do retalhista, marcas privadas ou marcas brancas, sendo esta última, utilizada com mais frequência pelo consumidor português, definem-se como aquelas que correspondem a todas mercadorias comercializadas sob a marca do retalhista, podendo essas marcas serem identificadas pelo nome do próprio retalhista ou por um nome criado exclusivamente para este intuito.
O estudo do Cadent Consulting Group indica que as marcas próprias estão a crescer a um ritmo três vezes superior ao das marcas de fabricante e prevê que irão atingir uma quota de 25% do mercado na próxima década. Os retalhistas estão a aproveitar esta oportunidade, oferecendo uma variedade de produtos de marcas próprias, a bons preços e com qualidade comparável ou superior a das marcas de fabricante. Este crescimento tem sido impulsionado sobretudo pelos consumidores da geração Millennial. Um terço dos carrinhos de compras destes consumidores já são compostos por produtos de marca própria e 54% dizem que a escolha da loja é influenciada pela marca própria do retalhista.
Os Millennials também compram produtos de Marca Própria “Natural”, “Premium” ou “Orgânico” a taxas muito mais altas quando comparados com a geração anterior, os Baby Boomers.
O Pingo Doce lançou a sua marca própria em 1991 e surge como um vetores estratégicos de diferenciação, representando hoje 34%, das vendas. É reconhecida pelos consumidores como a insígnia com melhor qualidade, de acordo com o estudo anual Tracking Food Retail realizado pela PRM.
Inserida no grupo Jerónimo Martins, o Pingo Doce conta com mais de 400 lojas espalhadas por todo o país, liderando o segmento de supermercados em Portugal e o de Cash & Carry, com o Recheio. Na Polónia, a Biedronka é a maior cadeia de Distribuição Alimentar no país, com 2.900 lojas e mais recentemente o grupo está presente na Colômbia com as lojas de proximidade Ara (Jerónimo Martins).
O desafio que o Pingo Doce nos lançou foi desenvolver uma nova imagem para a sua gama de vinhos de marca própria. O objetivo foi reforçar a imagem e confiança da marca nesta categoria, conferindo um maior destaque nas prateleiras e atraindo novos consumidores que tenham em consideração não só a qualidade e o preço, mas também a imagem dos produtos.
Na concepção da identidade gráfica, a presença da marca Pingo Doce nos rótulos aparece em segundo plano como chancela de qualidade e confiança desta “Seleção Exclusiva” de vinhos produzidos de norte a Sul do país. As assinaturas dos enólogos reforçam o compromisso do Pingo Doce em assegurar a autenticidade do estilo de vinho produzido em cada uma das regiões pela mão de quem as conhece melhor.
Inspirados na citação de Leonardo da Vinci, “Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza”, a nova imagem dos vinhos Pingo Doce homenageia os pequenos seres que quotidianamente convivem com as vinhas. Sem brasões nem ostentações, cada rótulo é uma tela branca enriquecida pela beleza das coisas simples.
Para a extensa gama, criámos uma narrativa gráfica marcante, que estabelece um vínculo imediato com o consumidor, transmitindo-lhe proximidade e confiança, indo ao encontro dos valores da marca Pingo Doce; democratizar a qualidade, ou seja, disponibilizar produtos alimentares de qualidade a preços competitivos. Com um discurso visual claro e despojado, esta imagem exalta as características de cada vinho e impulsiona a compra de cada uma das garrafas desta coleção de charme.
Na comunicação gráfica dos Colheitas (gama de entrada) a região de origem é o elemento de destaque dos rótulos. As ilustrações das plantas representam a vegetação típica de onde o vinho é produzido e nos Reservas elegemos a riqueza e beleza da fauna para adornar os rótulos e dignificar a região.
Para as Edições Limitadas, que serão pequenas produções, acreditando que a beleza das coisas simples reside na atenção que prestamos aos detalhes, selecionamos dois pormenores; a pena do galo e a bolota do carvalho.
A nova imagem dos vinhos Pingo Doce fez com esta categoria crescesse em vendas e valorizasse a própria marca Pingo Doce.