Processo Criativo por Trás do Rótulo

Ago 30, 2019 | Uncategorized

Por Trás do Rótulo: o Processo Criativo

Entenda a importância da criatividade e conceito para o packaging design

Para que o rótulo de vinho seja fiel e representativo, os processos criativos praticamente deve ser único para cada um. Importante considerar que para um apreciador de vinho o visual é tão importante quanto o olfacto e paladar.

Relevante destacar o cariz descritivo do design do rótulo onde nos informamos acerca das suas origens, castas e idade. Além disto, é importante nunca desvalorizar a narrativa por trás da rotulagem e a sua apresentação gráfica.

Vamos explorar aqui as diversas fontes de inspiração por trás de três dos nossos projectos. Vale a pena partilhar a riqueza histórica e sentimental que nos orienta e estimula todo processo de criação.

Quinta da Vacaria – Conceito e Packaging Design

A Quinta da Vacaria é das mais antigas propriedades da região – o seu primeiro registo data de 1616.

Durante 400 anos o excelente vinho do Porto produzido nesta região percorreu o mundo. Foi, no entanto, mantido no anonimato enquanto era vendido a granel na foz do Douro. Diversos compradores que os engarrafavam e atribuíam-lhe os seus próprios nomes e rótulos sem menção as suas origens. Muitas destas marcas ganharam através da revenda deste valioso produto um prestígio que na verdade não lhes pertencia.

Graças à Lei do Terço, os seus produtores de origem guardaram um terço da sua produção. Agora a Quinta da Vacaria possui um inestimável stock de valiosos vinhos do Porto antigos. Em 2016 finalmente eles puderam engarrafar e rotular estes vinhos com marca própria.

Queríamos durante o processo de criação que o rótulo honrasse o legado de quase meio milénio de viagens marítimas. E também referência-se a falsas identidades e origens misteriosas.

Fomos buscar inspiração aos mapas antigos, às diversas ferramentas de navegação da altura. Às rosas dos ventos ajudaram a criar um V poderoso e evocativo, rodeado de elementos gráficos. A riqueza do ouro foi exaltada pelo contraste com o azul profundo do papel artesanal.

A colecção das quatro garrafas de 10, 20, 30 e 40 anos é remete num packaging inspirado. Uma mala antinga de viagem, clara alusão ao seu espírito de viajante.

 

A História do Vinho no Feminino em Valle de Passos

Em Trás-os-Montes surge este projecto que enaltece os séculos de história vinícola da região, que antecede a nossa própria pátria.

Visitar Valle de Passos é regressar ao passado. É descobrir os verdadeiros tesouros históricos que os Romanos, conhecidos amantes da vinha e do vinho, aqui deixaram. Ainda se podem encontrar nas rochas desta terra a maior colecção de lagares romanos do mundo que aqui deixaram. Aqui era produzido Passum, vinho leve que conquistou Roma e o único que permitiam que as mulheres consumissem nesse tempo.

Foi do Passum que veio o nome Valpaços, local onde se encontra Valle de Passos, inspiração para o para marca.

A nossa criatividade foi estimulada por um mergulho na arrebatadora História e cultura Romana. Daí nasceu a ideia para a identidade para os vinhos desta Quinta, que combina elementos do passado com o presente.

Aos rótulos clássicos e elegantes, demos cor às cápsulas para com este apontamento elevar todo o packaging. As mulheres romanas a dançar trazem consigo uma carga histórica que contrasta com a alegria de mãe e filha. Duas mulheres fortes e determinadas que tomam as rédeas deste projecto.

 A Eterna Dedicatória de Amor de Casal Sta. Maria 

Situado na histórica região de Colares, as vinhas do Casal de Sta. Maria estendem-se sobre uma paisagem junto ao mar. Essa localização é o ponto mais ocidental da Europa continental.

Foram plantadas em 2006 pelo Barão Bodo von Bruemmer com os seus 96 anos de idade na altura. Quis cumprir o seu sonho de produzir vinhos de grande qualidade, vinhos que traduzissem o terroir único desta quinta. Trouxe-se também a sua paixão pela mesma, respeitando o ambiente e dignificando a região.

“It´s never too late” era a sua grande máxima cujo reflexo se pode ver no vinho produzido na sua quinta. Durante todo processo criativo, quisemos que essa máxima vivesse em todos os contra-rótulos destes vinhos singulares. Ao redesenhar a sua imagem, respeitamos integralmente a sua identidade e o seu carácter nobre.

Para juntar a este belíssimo portfólio desenvolvemos um novo vinho rosé absolutamente arrebatador. Chamámos-lhe Mar de Rosas, e o processo criativo baseou-se na emocionante história das 5.000 rosas plantadas pelo Barão von Bruemmer. Tal atitude foi em honrando a memória da sua esposa quando esta faleceu. E até hoje essas flores cobrem de cor e magia o jardim inspirador desta quinta.

Pin It on Pinterest