Concept / Naming / Packaging
Pentawards 2017 · Medalha de Ouro na Categoria Vinhos
Muse Creative Awards 2017 / Packaging · Platinum Winner
Olio Nuovo Days / Melhor Rótulo · Melhor Packaging de Azeite do Mundo
Um pequeno olival perto de Évora tem passado de geração em geração como uma jóia de família, apesar da grande dificuldade que tem sido mantê-lo. Para o manter, a actual geração decidiu comercializar o azeite embalado.
Por se tratar de uma pequena produção, com as inerentes limitações de competitividade, piscámos o olho aos turistas, propondo um packaging dirigido a este público apostando em pontos de venda locais, junto às atracções turísticas. Assim, surgiu a estatueta do “Amor é cego”, que integra um conjunto de bonecos decorativos (Figurado de Estremoz) feitos em barro, ao longo de séculos, por artesãos no Alentejo, para retratar sentimentos, ofícios do povo e figuras sagradas.
O “Amor é cego”, de olhos vendados e ornamentado com trajes festivos, simboliza a irracionalidade do amor. O mesmo amor que a família sente por esta terra. A mesma irracionalidade.
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Cada garrafa contém um azeite virgem extra feito a partir de variedades tradicionais, por uma família dedicada, é também uma peça decorativa, uma recordação da região e um verdadeiro ícone da cultura popular. A embalagem é uma solução simples, ecológica e económica, que funciona também como expositor desta garrafinha bibelô.
O projecto foi um sucesso de vendas, tendo esgotado nos primeiros meses, o que levou já a família a estender a sua produção a outros olivais, com o mesmo amor.