Concept / Naming / Packaging
É debaixo do calor intenso de Beja, na Herdade do Monte Novo e Figueirinha, que se produzem vinhos surpreendentemente frescos e elegantes, por uma família dedicada e orgulhosa da sua terra.
Começámos por criar uma nova imagem institucional. Desenhámos um logotipo à mão, que adopta o nome pelo qual a Herdade é conhecida, Figueirinha. Um nome curto e forte, que já por si evoca o calor e o sul.
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Para definir o conceito da marca e dos seus vinhos, usámos um dos maiores símbolos alentejanos como elemento diferenciador: a oralidade do Baixo Alentejo. Assim, cada vinho desvenda-se através do seu nome: “Nã te rales”, expressão que significa “não te preocupes”, evoca a atitude serena deste povo, e dá nome à gama de vinhos de entrada, descontraídos e para todas as ocasiões; “Tã Somente”, o nome escolhido para a gama dos vinhos feitos a partir de uma só casta. Os vinhos “Cantando” são a expressão do terroir da Herdade, em que as duas castas cantam um hino de frescura ao calor de Beja.
“Nôte”, é um vinho especial, feito a partir de Alicante Bouchet, intenso e escuro como a noite.
Como ponto alto de um alinhamento excepcional, desenvolvemos ainda a imagem do vinho Comendador Leonel Cameirinha, uma homenagem ao pai e avô querido, fundador desta aventura. Sendo a família também grande produtora de azeite, não podíamos deixar de fora deste complexo portfólio o “Azête”.
Este é um projecto de raízes fortes, que transmite o orgulho em ser alentejano e falar Alentejano. Foi sobre esse património intangível, que é a oralidade dum povo, que construímos uma gama moderna, consistente e sedutora, que é também uma expressão de gratidão à sua origem.