Concept / Naming / Packaging
Pentawards 2017 · Medalha de Prata na Categoria Luxury
Muse Creative Awards 2017 · Medalha de Ouro na Categoria Packaging
A Quinta da Vacaria, uma das mais antigas propriedades da região (primeiro registo data de 1616), fica situada na margem direita do Rio Douro junto à cidade da Régua, no coração da Região Demarcada mais antiga do mundo.
Antigamente, no cais da quinta atracavam os Barcos Rabelo para carregar as pipas com o vinho do Porto e transportá-las até Gaia, na foz do rio, onde eram vendidos a granel para todo o mundo, deixando para trás a sua identidade oculta uma vez que estes cascos de madeira não eram sequer marcados com o selo do produtor. No destino, o vinho era engarrafado e rotulado com a marca dos comerciantes estrangeiros que o adquirissem, vindo algumas delas a ganhar bastante prestígio como legítimas possuidoras de uma qualidade que não lhes pertencia.
ler mais…
Foi assim que os vinhos produzidos na Quinta da Vacaria viajaram durante quatro séculos pelo mundo sem que ninguém conhecesse a sua verdadeira origem.
Graças à lei do terço, que regula o vinho do Porto, em que os agricultores são obrigados a guardar um terço da produção e, a Quinta da Vacaria orgulha-se de ter, hoje, um dos maiores e mais valiosos stocks de vinhos do Porto antigos, que só em 2016 foram finalmente engarrafados na origem e rotulados com marca própria.
Quando pensámos na imagem para esta marca, quisemos que ela evocasse o legado de 400 anos de história a viajar pelo mundo com falsas identidades.
Inspirados em mapas antigos, compassos, astrolábios e rosas dos ventos, criámos um poderoso V (de Vacaria) rodeado por elementos gráficos de grande pormenor, onde a riqueza do ouro contrasta com a textura do papel artesanal azul marinho.
A imagem criada é um desafio à linguagem tradicional dos vinhos do Porto destacando-se nas prateleiras.
A colecção das quatro garrafas de 10, 20, 30 e 40 anos é transportada num estojo inspirado numa antiga mala de viagem, numa alusão clara ao seu passado e ao seu espírito de viajante.