Quinta Vale D. Maria 1969

Um vinho do porto especial com 50 anos

Concept / Packaging

Aveleda

O Vale D. Maria é uma quinta com uma história ancestral e uma magia muito própria onde as vinhas se distribuem em socalcos ao longo de encostas íngremes no coração do Douro, uma das mais antigas e importantes regiões demarcadas do mundo (desde 1756).

O Vale do Rio de Douro é o berço do Porto, um vinho natural e fortificado produzido exclusivamente com uvas desta região.

Há décadas que a Quinta Vale D. Maria produz vinho do Porto pelos métodos tradicionais, isto é, em Setembro as uvas são vindimadas e levadas para a adega onde são colocadas em lagares de granito e pisadas a pé por homens e mulheres. Após o processo de vinificação, o vinho é guardado durante anos ou décadas em cascos de madeira onde fica a estagiar e a evoluir. Para identificar cada colheita, o ano é pintado à mão no exterior do casco utilizando uma técnica artesanal milenar (“stencil”), em que a tinta branca passa através dum corte existente na chapa deixando o número marcado na madeira.

ler mais…

Fruto da relação com a madeira que o envolveu ao longo do estagio de cerca de cinquenta anos, o ano de 1969 revelou-se de tal forma excepcional que nos desafiaram para criar uma embalagem exclusiva para este Vinho do Porto.

Escolhemos uma garrafa em forma de ovo, símbolo de origem e transformação, para evocar o templo transformador onde repousou. Colocámos depois este ovo frágil dentro dum estojo de madeira decorado com uma réplica da chapa de estêncil que serviu para marcar o ano de 1969.

Os materiais que escolhemos para esta embalagem; madeira nobre, cobre e cristal, refletem o orgulho e a qualidade do seu conteúdo.

Pin It on Pinterest

Share This