Concept / Packaging
A Herdade do Rocim fica situada em Cuba, perto da Vidigueira. É um projecto familiar liderado pelo casal Catarina Vieira e Pedro Ribeiro, ambos enólogos, apaixonados pela Herdade e pelos vinhos que aqui produzem e que souberam posicionar nos mais altos padrões de qualidade. Dos seus 120 hectares, 70 estão reservados para a vinha e destes, 22 já foram convertidos para produção biológica, reflexo da sua preocupação ambiental e do propósito a que se dedicam de preservação de espécies autóctones.
Nos 10 anos de existência, redesenhamos a gama de vinhos Herdade do Rocim, incluíndo o logotipo e criámos um selo que expressa a filosofia que dão de beber. Elegemos como símbolo da marca a Linaria ricardoi, uma planta muito rara de bonitas flores violetas. Para a conservação desta planta, a Quercus instalou uma micro-reserva na região e o Rocim se passou a dedicar activamente a esta causa.
ler mais…
Semeámos e vimos crescer dois vinhos, como uma planta em todas as fases: o Terracotta e o Crónica#328.
O Rocim Terracotta foi moldado como o barro das talhas onde estagia, que lhe conferem uma singularidade distinta das tradicionais barricas de carvalho. Cada garrafa exibe orgulhosamente uma medalha feita à mão por um artesão ceramista (peça única). A textura natural desta peça de barro, com o texto cunhado, convida ao toque e à descoberta, enquanto que o material usado desvenda pistas para a prova.
O topo de gama deste projecto é uma homenagem ao seu fundador, José Ribeiro Vieira. Um homem que escrevia o que pensava nas crónicas que deixou publicadas. Inpirados por este legado, chamámos-lhe: Crónica#328, o texto que deixou inacabado, mas que a sua filha e o genro muito bem souberam continuar. A garrafa vem, por isso, deitada sobre uma folha de papel, como se dela fizesse parte, dentro de uma caixa de madeira, elegante e complexa, como o vinho e tal como o homenageado.