Concept / Naming / Packaging
Pentawards 2015 • Medalha de Prata na categoria Bebidas – Vinhos
A’ Design Awards 2017 • Medalha de Prata na categoria Packaging
A Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-pecuária existente em Portugal, mas a sua relevância vai para além da produção agrícola. Ao longo dos anos, tem vindo a apoiar diversos projectos de investigação e preservação ambiental relacionados com as suas áreas de actividade.
De entre os vários projetos que apoiou, destaca-se o TytoTagus, que estudou a biologia e dispersão da Coruja das Torres, ou Tyto alba, classificada com espécie com estatuto de conservação desfavorável. Este projeto consistiu na instalação de caixas ninho distribuídas pela floresta onde as aves juvenis foram anilhadas e marcadas com radiotransmissores, podendo assim ser estudadas e protegidas. Esta acção levou a um incrível aumento da colónia residente, tornando-se numa das maiores do mundo.
ler mais…
Esta família de corujas tem retribuído com a proteção do equilíbrio ecológico das vinhas através do seu papel de controlador natural de pragas e sentinela de qualidade ambiental.
Foi esta ligação entre a vinha, a Companhia das Lezírias e a Coruja das Torres, que nos inspirou na criação do nome e conceito dos vinhos Tyto Alba. Sonhámos com os traços desta ave mítica e concretizámo-los num design que lhes dá vida e que nos relembra a sua personalidade Intrigante e misteriosa.
Os vinhos são transportados numa caixa de madeira, que pode ser pendurada numa árvore e reutilizada como caixa-ninho.
Assim os vinhos Tyto Alba, através da sua atenta guardiã, representam o compromisso que a Companhia das Lezírias assume com a conservação da biodiversidade.